Redes Sociais

Frances Amaral

(Belo Horizonte, 1989)

Artista multidisciplinar mineira, nascida em Belo Horizonte/MG, possui um trabalho que investiga o corpo humano e a própria corporeidade.

Diretora Artística e Designer da Arte MG Soluções Artísticas e Digitais (artemg.com.br).

Graduada no curso de Bacharelado em Artes Plásticas na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG – Escola Guignard. Possui duas especializações pela UEMG (Habilitação em Pintura / Habilitação em Fotografia).

Graduada também no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário de Belo Horizonte/UniBH.

Possui um trabalho com criação artística e fotográfica, atuando também no Design Gráfico, correlacionando esses segmentos da criação entre as Artes Plásticas e Visuais. Atuou entre 2012–2020 como fotógrafa especializada na produção geral de ensaios fotográficos, da Fotografia à Produção de Moda, além de atuar na criação no segmento do Design Gráfico (artemg.com.br) e possuir um trabalho paralelo com Artes Plásticas, Pintura e Fotografia Artística (@francesamaral.artes).

Em 2020, foi curadora e organizadora do projeto da Galeria Pandemia (francesamaral.com/pandemia).

Em 2019, participou da Exposição Coletiva “Arte e Resistência num Brasil de Retrocessos” do Circuito de programação anual do Festival Feminista de LisboaCom a Curadoria de Judith Cavalcanti – Na Casa do Brasil de Lisboa – Lisboa, Portugal.

Participou também de um desdobramento desta exposição na UNB – Brasília, no Seminário Internacional “O Direito como Liberdade: 30 anos de O Direito Achado na Rua”, ainda em 2019.

Entre outras exposições coletivas que integrou: Exposição “Releituras” na Incubadora de Artistas, em Atibaia – SP,  exposição “Convergências” no Espaço Cultural MGTI e da exposição “Mostras Coletivas Itinerantes” no Centro Cultural Padre Eustáquio, com apoio da PBH, curadoria de Abílio Abdo e  Ângelo Andrade.

Atualmente promove diversas produções artísticas independentes nas áreas de Design Gráfico, Artes Visuais e Artes Plásticas, e vem desenvolvendo uma série de trabalhos plásticos e autorretratos que discutem a relação com o corpo.

Trajetória artística: 

Possui um trabalho que investiga o corpo humano e a própria corporeidade.

Sua busca pela investigação dos aspectos corporais inicia em contrapartida à sua primeira graduação em Design de Moda. O corpo inicia como suporte para suas criações, entre vestuários e indumentárias.

O corpo que investigou ao longo dos anos foi se despindo, até se tornar o corpo nu, por ele mesmo, na sua integridade.

Em 2015, iniciou sua segunda formação, no curso de Bacharelado em Artes Plásticas na UEMG – Escola Guignard.

A partir das primeiras aulas, o diálogo com o corpo se torna intenso e repetitivo. Como justificativa, talvez, contam as experiências anteriores com o próprio corpo, que a levaram a trabalhar como Modelo Vivo para ateliês particulares e na própria Escola Guignard/UEMG, onde esteve contratada nos anos de 2013 e 2014.

Uma experiência corporal que se tornaria um ponto de interrogação e de partida, tornando-se parte fundamental da sua investigação pessoal e a maior inspiração em suas criações.

Trajetória acadêmica:

Ainda no mercado artístico e acadêmico, promoveu diversas produções artísticas, se envolvendo também com projetos de pesquisa e extensão.

Atuou como Bolsista/curadora em 2015, do Projeto Extensionista “Sala de Estar: um espaço curatorial para o acesso à arte e à cultura na Escola Guignard” (http://projetosaladestar.wix.com/projetosaladeestar).

Também atuou como bolsista do projeto de Mostra de Performances – “Mostra Perplexa: Arquivos”, com a orientação do artista Marco Paulo Rolla (https://mostraperplexa.wordpress.com/).

Investigando ainda as questões performáticas, juntamente a Walisson Queiroz e Janaina Lages fundou o Coletivo 3H (https://coletivo3h.carbonmade.com/)

Foi Estagiária na Coordenação do curso de Bacharelado em Artes Plásticas da Escola Guignard/UEMG, entre agosto de 2016 e agosto de 2018. Atuando inicialmente no setor de Design Gráfico e posteriormente no setor de Comprovação das Horas de Atividades Complementares (AC).

 

Entre a arte e o design:

Após se formar em Artes Plásticas, Frances Amaral viveu uma fase marcada por conflitos entre o desejo de produzir arte autoral e a necessidade de monetizar seu tempo e talento. Foi nesse processo de reinvenção que ela encontrou no Design Gráfico uma nova forma de expressão — mais prática, mas ainda profundamente criativa.

Com cursos livres, projetos experimentais e muita dedicação, Frances mergulhou no universo do design e, em 2020, decidiu tirar do papel um antigo projeto: nascia o ArteMG Soluções Artísticas e Digitais, sua empresa de Design Gráfico e Marketing Digital.

Desde então, vem atuando de forma estratégica na criação de identidades visuais, logotipos, peças gráficas, rótulos, gerenciamento de redes sociais e soluções em Social Media, sempre com um olhar sensível, técnico e alinhado aos objetivos de cada cliente.

Projetos profissionais:

Desde 2020, Frances Amaral, juntamente com o designer e ilustrador Pedro Ismar Souto, em parceria com o ArteMG Soluções Artísticas e Digitais desenvolveu projetos para empresas e profissionais como:
Imotbh, Leficience Elevadores, Rôia da Importada, Orthosil, Adcon Minas, Aerotáxi Pampulha, Hospital de São João de Deus (Santa Luzia), Pizzaria Forno Real, L.A. Produtos Alimentícios, Melina, Henrique Azevedo, Dr. Leandro Vaz de Melo, Dra. Marcelle Isoni, NovaTV, Realize Investimentos, H2G Análises Químicas, Agência Imagens, Hope Agência Digital, The House Pampulha e Holiday House.

Sua trajetória une arte, estratégia e sensibilidade, refletindo no ArteMG Soluções Artísticas e Digitais um compromisso contínuo com projetos autênticos, relevantes e visualmente marcantes.

Currículo Artístico Resumido

Clique para expandir

Mídia/ Exposições