Projeto Galeria Pandemia
Uma ideia que contamina (galeriapandemia.com)
Exposição Virtual: “O olhar para além da cor” – Galeria Pandemia
Galeria Pandemia – Uma ideia que contamina
A GALERIA PANDEMIA é um espaço virtual independente, criado pelos artistas plásticos do coletivo 3H (Frances Amaral, Janaina Lages e Walisson Queiroz) juntamente com o artista visual Pedro Ismar Souto que integra a gestão técnica do projeto. Ele também atua como artista convidado pelo coletivo na 1ª edição da Exposição Virtual, como também o artista convidado Bernardo Cambraia.
O projeto é uma galeria virtual que conta com um programa de interação 3D dentro do Website, com obras de arte exibidas em exposições digitais itinerantes.
O projeto de exposição é um modo de atuarmos em nossa vivência através de experimentações, no ato da criação de si enquanto artista e na procura do próprio espaço de existência mediante o fazer artístico.
Mas qual é o espaço do artista graduando, recém formado ou “da nova geração”?
Essa necessidade de criar um espaço, surge como uma reivindicação de cada um dos integrantes, que procuram uma forma de atuar no mundo da arte. Em um universo cheio de burocracias e convenções, em que os artistas estão cada vez ocupando menos os espaços designados ou não para a resistência e existência da arte.
É uma forma de se fazer ver e notar, de existir enquanto artista e criador.
A GALERIA PANDEMIA é um espaço virtual de vivência cultural em meio ao caos de uma pandemia.
Objetivo:
O projeto visa a democratização do espaço virtual da arte, que surge no momento de isolamento social, com a intenção de dar visibilidade aos artistas do coletivo, colocando em crítica o lugar de pertencimento da arte no mundo digital.
Resultados:
A existência deste espaço virtual, se resulta em uma exposição virtual 3D coletiva e um acervo de material digital como fotos, vídeos, entrevistas, palestras e videoperformances, que serão produzidos para essa plataforma.
Projeto Curatorial – Exposição Virtual: “O olhar para além da cor”
O primeiro formato da Exposição virtual 3D coletiva da GALERIA PANDEMIA, tem como recorte curatorial a presença da forma e da cor como elementos predominantes, com o tema central: O olhar para além da cor.
O espaço da galeria é formado por 4 (quatro) ambientes/instalações, que foram redimensionados para o modelo 3D. A artista Frances Amaral assina a curadoria, mas também conta com ideias coletivas e individuais que se encaixam a uma única proposta curatorial.
Como projeto curatorial, é importante ressaltar o compartilhamento de ideias de expografias, por se tratar de uma proposta de exposição individual, mas também coletiva. O processo de curadoria digital é a única plataforma de existência do espaço expositivo da Galeria Pandemia, são espaços criados especificamente para este fim.
Os artistas que compõem essa 1ª proposta expositiva são: Bernardo Cambraia, Frances Amaral, Janaina Lages e Pedro Ismar Souto.
Na Exposição “Sem Título” do artista Bernardo Cambraia, ele trabalha a ressignificação das formas e a impressão das cores, utiliza com vigor elementos abstratos, onde a cor é o que conduz o olhar do expectador.
A Exposição “Corpo-Útero” da artista Frances Amaral é a repetição de si mesma, aborda a sua própria corporeidade envolta por cores e pinceladas.
Na Exposição “Terra-Solo Pintura Origem”, a artista Janaina Lages utiliza as variadas tonalidades da terra como pigmento, em sobreposições e camadas, sua pintura trabalha com a perspectiva do decolonialismo e a natureza enquanto matéria-prima.
Por fim, a exposição “Gaia”, do artista Pedro Ismar Souto, aborda o surrealismo da natureza e surpreende com a harmonia das cores e tonalidades, na construção das cenas lúdicas de um mundo imaginário.
Venha navegar nessa exposição!