Redes Sociais

Frances Amaral

(Belo Horizonte, 1989)

Artista multidisciplinar mineira, nascida em Belo Horizonte/MG, possui um trabalho que investiga o corpo humano e a própria corporeidade.

Diretora Artística e Designer da Arte MG Soluções Artísticas e Digitais (artemg.com.br).

Graduada no curso de Bacharelado em Artes Plásticas na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG – Escola Guignard. Possui duas especializações pela UEMG (Habilitação em Pintura/ Habilitação em Fotografia).

Graduada também no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário de Belo Horizonte/UniBH.

Possui um trabalho com criação artística e fotográfica, atuando também no Design Gráfico, correlacionando esses segmentos da criação entre as Artes Plásticas e Visuais. Atuou entre 2012-2020 como fotógrafa especializada na produção geral de ensaios fotográficos da Fotografia á Produção de Moda, além de atuar na criação no segmento do Design Gráfico (artemg.com.br) e possuir um trabalho paralelo com Artes Plásticas, Pintura e Fotografia Artística (@francesamaral.artes).

Em 2020, foi curadora e organizadora do projeto da Galeria Pandemia (francesamaral.com/pandemia).

Em 2019, participou da Exposição Coletiva “Arte e Resistência num Brasil de Retrocessos” do Circuito de programação anual do Festival Feminista de LisboaCom a Curadoria de Judith Cavalcanti – Na Casa do Brasil de Lisboa – Lisboa, Portugal.

Participou também de um desdobramento desta exposição na UNB – Brasília, no Seminário Internacional “O Direito como Liberdade: 30 anos de O Direito Achado na Rua”, ainda em 2019.

Entre outras exposições coletivas que integrou: Exposição “Releituras” na Incubadora de Artistas, em Atibaia – SP,  exposição “Convergências” no Espaço Cultural MGTI e da exposição “Mostras Coletivas Itinerantes” no Centro Cultural Padre Eustáquio, com apoio da PBH, curadoria de Abílio Abdo e  Ângelo Andrade.

Atualmente promove diversas produções artísticas independentes nas áreas de Artes Plásticas, Fotografia e Design Gráfico e vem desenvolvendo uma série de trabalhos plásticos e autorretratos que discutem a relação com o corpo.

Trajetória artística: 

Possui um trabalho que investiga o corpo humano e a própria corporeidade.

Sua busca pela investigação dos aspectos corporais, inicia em contrapartida a sua primeira graduação em Design de Moda. O corpo inicia como suporte para suas criações, entre vestuários e indumentárias.

O corpo que investigou ao longo dos anos foi se despindo, até se tornar o corpo nu, por ele mesmo, na sua integridade.

Em 2015, iniciou a sua segunda formação, no curso de Bacharelado em Artes Plásticas na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG – Escola Guignard.

A partir das primeiras aulas, o diálogo com o corpo se torna intenso e repetitivo, como justificativa, talvez, contam as experiências anteriores com o próprio corpo, que a levaram a trabalhar como Modelo Vivo para ateliês particulares e na própria Escola Guignard/UEMG, onde esteve contratada nos anos de 2013 e 2014.

Uma experiência corporal que se tornaria um ponto de interrogação e de partida. Tornando-se parte fundamental da sua investigação pessoal e a maior inspiração em suas criações.

Trajetória acadêmica:

Ainda no mercado artístico e acadêmico, promoveu diversas produções artísticas, se envolvendo também com projetos de pesquisa e extensão.

Atuou como Bolsista/curadora em 2015, do Projeto Extensionista “Sala de Estar: um espaço curatorial para o acesso à arte e à cultura na Escola Guignard” (http://projetosaladestar.wix.com/projetosaladeestar).

Também atuou como bolsista do projeto de Mostra de Performances – “Mostra Perplexa: Arquivos”, com a orientação do artista Marco Paulo Rolla (https://mostraperplexa.wordpress.com/).

Investigando ainda as questões performáticas, juntamente a Walisson Queiroz e Janaina Lages fundou o Coletivo 3H (https://coletivo3h.carbonmade.com/)

Foi Estagiária na Coordenação do curso de Bacharelado em Artes Plásticas da Escola Guignard/UEMG, entre agosto de 2016 e agosto de 2018. Atuando inicialmente no setor de Design Gráfico e posteriormente no setor de Comprovação das Horas de Atividades Complementares (AC).

 

Currículo Artístico Resumido

Clique para expandir

Mídia/ Exposições